quinta-feira, 15 de junho de 2017

A VIDA NO JAPÃO - por Ruth Gomes


Depressão é uma coisa ´´comum`` no Japão. Pela dificuldade em aprender a língua japonesa, muitos brasileiros e brasileiras estão aqui a muito tempo não sabem se comunicar. Muitas pessoas se sentem abandonadas... isso não acontece somente com brasileiros, mas com japoneses também. Japão é um país tão sofisticado, porém, muitos não conhecem a Deus e não tem a alegria verdadeira que é encontrada somente nele.  Outra coisa é que muitos brasileiros que estão aqui são trabalhadores de fábricas, poucos terminam o ensino médio e acabam perdendo a noção das coisas, até ao ponto em que muitos brasileiros que estudam em escolas japonesas são analfabetos nos dois idiomas.

Muitos brasileiros que estão aqui não ligam muito para religião e coisas do tipo. Uma vez, conversando com um menino brasileiro da escola, mencionei que ia para a igreja todos os domingos, e ele disse que isso era uma perda de tempo. Fiquei muito triste. Como alguém pode dizer que adorar a Deus é uma perda de tempo! Hoje, no Japão, menos de 1% da população é cristã, e isso incluindo neo pentecostais e católicos. É muito normal alguém nascer xintoísta porquê é bonito, crescer budista porque é bom, casar na igreja do jeito cristão pois a cerimonia é pomposa e morrer xintoísta. Muitas vezes vemos prédios com o formato de igrejas cristãs, mas feitas apenas para casamentos. É incrível o número de templos xintoístas e budistas que tem pelas cidades. Templos que ficam nas ruas e altares em cada casa.

Japoneses são muito supersticiosos. O número 4 no japonês é shi que também quer dizer morte. Então, em muitos prédios não há apartamentos com o número 4 nem o quarto andar. As lendas japonesas são bem peculiares e em quase todas aparece o oni que é o demônio japonês; segundo essa lenda, ele geralmente chega e tenta arrastar as pessoas para o submundo. Assim, um dos rituais de festas é para afastar esse demônio. Para fazer isso eles penduram o koinobori, que é um peixe feito de tecido que fica pendurado do lado externo da casa. O número de koinoboris pendurados variam de acordo com o número de pessoas que moram na casa.

A língua japonesa tem três alfabetos diferentes, o hiragana, o katakana e o kanji. O Hiragana é usado para escrever palavras normais japonesas, o Katakana é usado para palavras estrangeiras e o Kanji é como se fosse os desenhos das palavras. Existem muitas palavras no japonês que tem muitos significados, então os kanjis servem como se fossem os desenhos das palavras, explicando o que elas são. Na escola estou aprendendo bastante Kanjis. Depois que pegamos o jeito eles ajudam muito na leitura e não são tão difíceis como parece no início.

Formatura do Shougakku, abril/17
O sistema de ensino da escola japonesa consiste em três escolas diferentes, a primeira vai da 1ª até a 6ª série (shougakku). Depois que os alunos têm a formatura vão para outra escola que tem da 7ª até a 9ª série (shyugakkou). Depois eles têm outra formatura e vão para o ensino médio, de 1ª até 3ª serie (koukou). Depois alguns poucos vão para a faculdade (daigakkou). Na escola japonesa existem muitas matérias que no Brasil não tem, como por exemplo a aula de economia doméstica, que ensina como costurar, arrumar a casa, cozinhar;  desde a 1ª série a merenda escolar é feita em prédios separados e depois distribuídos para as escolas das regiões. Em alguns casos a merenda é feita na escola e é entregue de sala em sala em carrinhos com bandejas, pratos e talheres. Geralmente o almoço é arroz, uma sopa ou Cury, salada e alguma carne, muitas vezes de peixe, e às vezes uma fruta ou gelatina. Para beber eles servem caixinhas de leite de 250ml para cada aluno. As refeições são feitas uma para cada aluno e não podemos jogar nada fora, pegou tem de comer. Geralmente a comida é muito boa, mas tem dias que preciso tomar gole de leite a cada mordida para descer. Nos dias que faltam alunos fazemos pedra, papel ou tesoura e aquele que ganhar fica com o leite ou alguma outra coisa que queira do cardápio. Tem também a aula de como fazer o chá japonês, como tomar o chá. Da 7ª até a 9ª série os alunos são obrigados a participar de atividades extracurriculares na escola, como kendô, judô ou outros esportes, música, computação, e vários outras. Essas atividades existem para melhorar o trabalho em grupo e para que os alunos possam se conhecer melhor.

Eu fico na escola de 8:00 até mais ou menos 18:00. Quando chego preciso descansar um pouco, tomar banho e fazer tarefa. É bem corrido. Eu ainda estou tendo um pouco de dificuldade porque tem muitas palavras que eu ainda não aprendi, então algumas explicações dos professores não entendo bem. Também não consigo entender algumas regras que a escola coloca sobre os alunos, do tipo, tem de prender o cabelo na altura certa, não pode de forma alguma pintar a unha ou usar nada que seja de maquiagem nem brincos. As meninas da minha idade não têm furo na orelha e se assustam quando digo que no Brasil as mães furam a orelha das meninas ainda bebês. Para eles orelha furada é sinal de rebeldia. Um dia fui para escola com as unhas pintadas (passei esmalte bem clarinho no final de semana e esqueci de tirar!), eles levaram para uma salinha, deram acetona e mandaram tirar. O uniforme é todo igualzinho e as professoras medem o cumprimento das saias, que tem de ser abaixo do joelho, quase encontrando as meias brancas que usamos.

Eu gosto de morar no Japão, mas sinto muita saudade de minha família e minha casa no Brasil, às vezes até choro de saudade. É difícil fazer amizades com meninas japonesas porque sou muito diferente delas, na aparência e no jeito de ser. Muitas colegas da escola acham que sou furiô (pessoa rebelde) porque acham que pinto meu cabelo (eu não faço isso), tenho orelha furada e gosto de conversar bastante. Além disso todo mundo sabe que sou cristã porque eu não aguento ficar sem falar nada quando estão ensinando coisas como evolucionismo ou sobre os deuses.


Eu quero que todos na escola saibam que só existe um Deus e um só caminho pra salvação e liberdade da depressão e da angústia. Que Deus me ajude a ter paciência para fazer isso!

17 comentários:

  1. Beleza, minha linda sobrinha. Deus cuide de você e a abençoe, ricamente.

    ResponderExcluir
  2. Saudades Ruth. Li tudo Deus a abençoe porque ele certamente está lhe preparando. Bj Fábio e Elisa

    ResponderExcluir
  3. Que Deus te abençoe querida e te de graça pra enfrentar as dificuldades, a saudade é compartilhar Jesus com seus amigos! Adorei ler seus relatos.

    ResponderExcluir
  4. Parabens minha querida pelo esforço e por poder se empenhar em estar num outro pais ainda tao jovem. Deus nos usa onde estivermos, por isso perseveramos em amor para que outros possam conhecer a Cristo e encontrar a salvaçao. Que Deus te abençoe a perseverar e olhar para o alto todas as vezes que voce se cansar... Obrigada por comparilhar conosco. Estaremos aqui orando por voce e ouvindo seus relatos. Bjs

    ResponderExcluir
  5. Evangelismo de mão dupla. Muitas estórias e aprendizado pra toda a vida. Parabéns. Beijos a todos.

    ResponderExcluir
  6. Parabéns!, vc é forte!, e inteligente. Deus está do seu lado, é uma vencedora.

    ResponderExcluir
  7. Que texto maravilhoso! Espero que continue escrevendo! Consegui ter uma ideia do que realmente vc esta vivendo! Me senti quando leio um livro e sou tragada para realidade do personagem, conseguindo sentir junto com ele o que ele está descrevendo e nesse caso tudo o que você escreveu é real, não é ficção! Nada disso que você está vivendo é por acaso, Deus já te usa para glorificar o nome Dele e ao mesmo tempo te molda para ser meio de graça futuramente na vida de muitas pessoas! Descanse e tenha esperança sempre Nele! E sempre que puder escreve para podermos acompanhar sua jornada, orar por você e sua família! Com amor, Laiany, irmã em Cristo Jesus.

    ResponderExcluir
  8. Lindo relato! Continue a ser a furiô de Jesus, Rutinha!

    ResponderExcluir
  9. Que coisa linda!!!Fiquei emocionada e aprendi muito sobre o Japão.Beijos para você Rutinha linda de Jesus!
    Sua "tia Iveli."Sou casada com Paulo Silas amigo de seminário de seus avós...

    ResponderExcluir
  10. Parabéns Ruth! Todas as noites eu oro, pedindo a Deus por todos missionários, queria poder ter essa oportunidade de levar minha fé para essas pessoas que não conhecem nosso Deus... Continue assim Ruth! Daqui do Brasil, estarei orando por você!

    ResponderExcluir
  11. Linda ... que Deus lhe capacite e lhe cinceda muita sabedoria Ruth ... sdds querida

    ResponderExcluir
  12. What beautiful text! I am fan already. Very well written, articulated and very worth of a Gomes!

    ResponderExcluir
  13. Oi Ruth! Que saudade! Amei seu texto e achei muito legal você compartilhar sua experiência de uma pequena Missionaria na terra nipônica. Que o Senhor fortaleça a todos de sua família, de estratégias de Evangelismo e que vocês possam contemplar o fruto do trabalho aí. Forte abraço, no amor do Cordeiro.

    Sandra Katayama dos Santos

    ResponderExcluir
  14. Oi linda,tudo bem? Eu sou da igreja Presbiteriana da Freguesia aqui 2no Brasil. Se eu pudesse eu iria ai só pra você não se sentir sozinha! Eu estou falando pelo e-mail da minha mãe, mais meu nome é Luísa Ferraz e também tenho 12 anos. Eu queria muuuuito te conhecer! Eu queria te ajudar a falar de Deus para os japoneses da sua escola,e o quanto Jesus é importante! Sei que você sente saudade do Brasil, da familia e amigos , você um dia pode voltae pra cá! E saiba que você nunca estara sozinha! Eu estou no sétimo ano e você? Nos podiamos ser amifas né? Se você tiver instagram me segue lá que eu te sigo, o meu insta é: @luf.ferraz , podemos nos comunicar por lá! Pode contar comigo para tudo! Deus te abençoe!!!! Beijoooo

    ResponderExcluir